segunda-feira, 1 de março de 2021

Poesia de Nobel da Literatura Louise Glück


A obra de Louise Glück apela ao tema da vida familiar e da infância, pela sua inteligência sóbria e pelo apurado sentido de composição, que a tornaram uma referência da lírica americana, segundo o júri sueco.                         in JN

O Observador reproduz o seguinte poema na sua tradução para português:

 

"O Poder de Circe

Nunca transformei ninguém em porco.

Algumas pessoas são porcos; faço-os

parecerem-se a porcos.

 

Estou farta do vosso mundo

que permite que o exterior disfarce o interior.

 

Os teus homens não eram maus;

uma vida indisciplinada

fez-lhes isso. Como porcos,

 

sob o meu cuidado

e das minhas ajudantes,

tornaram-se mais dóceis.

 

Depois reverti o encanto,

mostrando-te a minha boa vontade

e o meu poder. Eu vi

 

que poderíamos ser aqui felizes,

como o são os homens e as mulheres

de exigências simples. Ao mesmo tempo,

 

previ a tua partida,

os teus homens, com a minha ajuda, sujeitando

o mar ruidoso e sobressaltado. Pensas

 

que algumas lágrimas me perturbam? Meu amigo,

toda a feiticeira tem

um coração pragmático; ninguém

 

vê o essencial que não possa

enfrentar os limites. Se apenas te quisesse ter

podia ter-te aprisionado."

Sem comentários:

Enviar um comentário