terça-feira, 6 de novembro de 2018

No dia 5 de novembro, a turma PIEF, acompanhados pela professora Carla Mavioso e os assistentes operacionais Francisco Mendes e Paulo Farias, iniciaram os trabalhos na Horta da nossa escola, medindo a área disponibilizada.
Hoje, dia 6 de novembro, a Biblioteca Escolar recebeu o grupo "Ciganos Rumba", para o primeiro ensaio. A Festa de Natal do Agrupamento será o momento do primeiro espetáculo do grupo. Aqui ficam os testemunhos.

Ler com amigos ainda é melhor!

Este ano, e neste 1ºPeríodo, o blogue "Ler com amigos ainda é melhor!" convida toda a comunidade escolar a participar nos desafios que se seguem. Livros do mês: Jaime Cortesão,O Romance das Ilhas Encantadas; Luísa Ducla Soares, Seis Contos de Eça de Queirós. Vamos às questões do 1º livro: 1) Esta obra leva-nos até ao mundo dos séculos XV e XVI, durante os quais, como sabem, vivemos a empolgante época dos Descobrimentos. Muitas personagens, mais ou menos vossas conhecidas através das aulas de História, atravessam as páginas deste Romance das Ilhas Encantadas. De todas elas, qual a vossa preferida? E porquê? 2) Há, certamente, momentos da vossa leitura nos quais as palavras/o texto vos emocionou mais fortemente. Transcrevam um deles. 3) Acham que devem aconselhar a leitura desta obra ao vosso grupo de amigos e/ou conhecidos? E isso porque... 4)Na badana desta obra, vem publicitado outro livro deste mesmo autor. Qual o seu título? Gostarias de lê-lo? E por que razão? E, agora, as questões do 2º livro: 1)Será que estamos a perceber o que aqui se passou? Afinal, os Seis Contos são da autoria de Eça de Queirós ou de Luísa Ducla Soares? Expliquem o mistério... Qual é/foi o trabalho de Luísa Ducla Soares? 2) Mais um desafio: destes seis contos, há alguns que fazem parte das Obras de Leitura Obrigatória do 9º ano. Façam uma pesquisa ( na Internet, aos colegas dessa turma, à professora de Português...) e descubram quais são. 3) Dos seis contos, qual é o vosso preferido? E porquê? 4) Há alguma personagem que tivesse "tocado" o vosso coração? Qual a razão dessa vossa predileção? E pronto! Vamos participar! Os livros esperam por todos vocês na Biblioteca Escolar do Agrupamento de Mourão!
No dia 31 de outubro, a nossa escola foi invadida pelo espírito do Halloween. Vimos bruxas e bruxinhas... Houve um desfile de chapéus... Comemos muitas gomas... Foi um susto de dia! Aqui ficam algumas fotografias.

Roendo Livros 3º ano Mourão

O 3º ano de Mourão veio à Biblioteca Escolar para a primeira sessão da atividade Roendo Livros. Esta é uma atividade que pretende motivar os alunos para a leitura autónoma e em família. Os alunos vieram conhecer os livros sugeridos para a sua idade e escolheram alguns para levarem para casa. Depois de uma leitura em família, apresentarão o livro escolhido aos colegas da turma. Aqui fica a fotografia de grupo.

quarta-feira, 3 de outubro de 2018

O início deste novo ano letivo não poderia ter começado de melhor maneira: atividades na escola e atividades na praia. Aqui ficam algumas fotos.

sexta-feira, 25 de maio de 2018

"LER COM AMIGOS AINDA É MELHOR!"

 QUE SENTIMENTOS ME DESPERTOU A LEITURA DA OBRA "O PÁSSARO DA CABEÇA" ?

Trabalhos realizados pela turma do 5ºA - Ano Letivo 2017/2018- Português

"O poema que mais me sensibilizou foi o "Basta Imaginar" e o sentimento que me despertou foi de criatividade. Temos de criar várias coisas e imaginá-las para as tornarmos realidade  e  as conseguirmos fazer e refazer. E vamos imaginando para conseguirmos criar cada vez mais. Cada vez mais aprendo a criar e a imaginar. Sei que posso imaginar muito mais ainda quando for maior e puder viajar."
Eduarda Rubio , Nº5  5ºA
Ano Letivo 2017/2018
Português

" O poema que mais gostei foi "Coisas que não há que há", porque fala sobre coisas que não existem na vida real mas sim na imaginação. O sentimento que me despertou foi a tristeza de já não existirem coisas tão fantástica,s como por exemplo pessoas que já partiram, boas lembranças, animais que já não existem... No entanto também despertou em mim a imaginação e a criatividade, levando-me a pensar em tudo o que ainda pode vir a existir e ainda não existe."
João Oleiro,  5ºA, Nº10
Ano Letivo 2017/2018
Português

"Os meus sentimentos em relação a este poema são: curiosidade, tristeza e imaginação.
Curiosidade, em relação à coisas que existem ou não existem; a tristeza porque me faz pensar sobre o que não existe e eu queria que existisse; imaginação, pois sinto que é um lugar onde eu podia ter alegria e onde ninguém me pode impedir de imaginar coisas bonitas e  coisas que eu queria que existissem."
Andreia Cabeças, nº 19,  5ºA
  Ano Letivo 2017/2018
Português

"Os sentimentos que esta obra me despertou foi carinho, no poema "Ana Quer" porque a Ana queria voltar a ser pequena para ter mais carinho. O sentimento que tive no poema "Era Uma Vez" foi a importância da luta para aprender. O sentimento que  em mim despertou ao ler o poema "A Sopa de Letras" foi amizade porque o amigo ensinou o outro amigo a ler. O sentimento que senti no poema "Coisas Que Não Há  Que Há" foi imaginação, porque o autor queria imaginar coisas que não há ou que há e mudá-las. O sentimento que senti no poema "A Cabeça no Ar" foi a criatividade porque o autor criou um mundo nas nuvens. O sentimento que tive ao ler o poema "Basta Imaginar" foi imaginação, porque o autor escrevia coisas e transformava-as em versos. O sentimento despertado em mim pela leitura do poema "O Pássaro da Cabeça", foi a criatividade, porque o pássaro dizia que ia para qualquer lado, mas na imaginação. O sentimento que senti no poema " O Avião Interior" foi maravilhoso porque o autor pensava em frases e transformava-as em versos. O sentimento em mim despertado pela leitura do poema " Não Desfazendo" foi de alegria, porque o autor escreveu este poema cheio de vida. O sentimento que senti no poema " A Canção dos Adultos" foi tristeza, porque o amor estava longe. Mas de entre todos os poemas, o que mais gostei foi "A Cabeça No Ar" porque o autor sonhava num mundo novo."
Leonor Guerra, nº 13, 5ºA
Ano Letivo 2017/2018
Português



"O poema que me chamou mais à atenção foi "A Cabeça no Ar". É o meu favorito porque gosto da forma como foi escrito, imaginado e das rimas que foram criadas. Este poema transmitiu-se alegria e imaginação. Parece que estamos noutro lugar...a viajar para outro lugar."
Rui Reynaud, Nº14  5º A
Ano Letivo 2017/2018
Português

"Os sentimentos que me despertou o poema "O Pássaro da Cabeça" foram: amor, alegria, amizade e curiosidade. Esse poema transmitiu-me que nós temos que nos deixar levar pela escrita e pela imaginação. Por vezes nós não usamos muito a imaginação e as palavras na escrita e por isso muitas vezes não conseguimos descrever o que sentimos. Se as usarmos estamos a ser poetas."
Afonso Quintas, nº 1  5ºA
Ano Letivo 2017/2018
Português

"Gostei do poema "A Ana Quer" porque fala sobre o nascimento e o crescimento. Este poema traz-me felicidade. Gostei da imaginação da Ana. Ela amava e adorava a mãe. Eu também gostava de nascer, crescer e voltar a "desnascer". A Ana queria ser pequena para a mãe lhe dar mais carinho...também eu queria ser eternamente criança para infinitamente ter o colo, o carinho e a proteção da minha mãe."
Gonçalo Marques, nº 6 5ºA
Ano Letivo 2017/2018
Português

"Gostei muito do poema "Era uma vez" porque me despertou a imaginação e aconselha a não sermos apressados,  a ter paciência e a voltar  atrás sempre que for preciso, para depois continuar."
                                                                                                                 Lisandro Cabeças, nº 18  5ºA
                                                                                                                              Ano Letivo 2017/2018
                                                                                                                                                 Português

" O poema de que mais gostei na obra "O Pássaro da Cabeça" foi "Era uma Vez" porque me fez sentir alegre. Despertou-me curiosidade quando li o livro pois fala sobre as letras e a velocidade da leitura: a Ana lê muito devagar e a Sara lê muito rápido. Percebi que o importante é ler e entrar na história, para divagar e imaginar"
                                                                                                                               Inês Barão  5ºA, Nº 7
                                                                                                                              Ano Letivo 2017/2018
                                                                                                                                                 Português

" Gostei do poema "A Cabeça no Ar" porque me despertou a imaginação, a alegria e a criatividade. A forma como a imaginação surge no poema faz-me sentir o coração a saltitar e a alegria a surgir. Para ter imaginação fecho os olhos e abro o coração. Eu gostava de estar sempre a imaginar, pois imaginar é viver."
                                                                                                                 Jaquelina Cabeças,  5ºA  Nº 9
                                                                                                                              Ano Letivo 2017/2018
                                                                                                                                                 Português

segunda-feira, 21 de maio de 2018

Hoje foi dia de passeio. Fomos mostrar Évora aos nossos colegas de Villanueva del Fresno. Começamos pela Universidade, depois conhecemos o Templo. A seguir, entramos na Catedral, passeamos na Praça do Giraldo e brincamos no Parque.